logotype

Spartan ou Internet Explorer? Testamos e comparamos...

O Project Spartan, nome dado ao projeto do novo navegador da Microsoft, já está disponível para testes junto a nova versão do Windows 10. O browser promete superar o atual Internet Explorer em desempenho e funcionalidades. Se você ainda não conhece o software e quer saber o que muda com a sua chegada no sistema operacional, veja abaixo as principais diferenças entre o Explorer e o Spartan.

 

Design e organização

A aparência é o que chama a atenção logo de cara no Spartan. O navegador traz cores predominantemente cinzas e ícones lineares, maiores e sem preenchimentos. O Internet Explorer, por outro lado, abusa mais das cores e de efeitos de transparência, com botões mais detalhados e ícones de menu extremamente pequenos. Nesse quesito, o Spartan parece melhorar a navegação online.

Um ponto notório no IE 11 é o desperdício de espaço. O antigo navegador traz a barra de título vazia e coloca botões, barra de endereço, abas e menus na parte inferior. Já o Spartan é bastante parecido com o Chrome: Abas ficam na parte superior, enquanto o restante fica logo abaixo, mais próximo e eficiente.

Barra de endereço e pesquisa

A Microsoft promoveu uma grande melhoria nas sugestões da barra de navegação do Spartan. Embora seja possível fazer fazer pesquisas no Internet Explorer, o novo navegador é mais rápido e apresenta resultados mais relevantes para o usuário com conexões rápidas com o Bing e a Cortana.

Ao começar a escrever “Globo”, por exemplo, o Spartan mostra primeiro o link para o site e depois pesquisas relacionadas. No IE, apenas resultados de buscas eram exibidos, a menos que você já tivesse visitado aquela página.

Navegação e menus

A Microsoft também fez alterações nos comandos de navegação do Spartan. Agora, os botões ficam mais destacados do que no Internet Explorer, especialmente o de recarregar a página (famoso F5). Fora isso, é mais fácil favoritar um endereço da web e organizar os seus marcadores.

A engrenagem das configurações do IE foi substituída também por um botão sanduíche mais fácil de acessar. A Microsoft eliminou o excesso de configurações do menu relativas à Internet do computador, deixando apenas o que é do navegador. O Spartan substitui ainda as janelas de configurações por uma nova barra na lateral direita que lembra menus de dispositivos móveis e se ajustam ao touchscreen.

Funcionalidades

Esse é um ponto que ainda pode mudar bastante já que o Spartan ainda está em desenvolvimento. Mas já é possível perceber algumas vantagens no Project Spartan. O IE sempre seguiu a linha mais “basicão” e seu único diferencial, os aceleradores, não caíram na graça do público.

Para o novo browser, a Microsoft investiu em um modo de leitura para sites de notícia, anotações manuscritas e sincronizadas com o OneDrive e, claro, a integração com a assistente de voz Cortana.

O Spartan ganhará ainda complementos, similares ao do Chrome e do Firefox, e deve chegar à diversas plataformas com sincronização de favoritos e histórico entre todos os seus aparelhos do celular ao PC.

Desempenho

A Microsoft adotará novas engines e mecanismos no Spartan para dar um salto de desempenho em páginas da web, vídeos e jogos online. Além disso, a fabricante do Windows firmou parcerias com a Adobe no desenvolvimento do navegador e melhorias do layout e gráficos. O Internet Explorer, porém, vai ficar como está, sem mudanças e updates de design.

Ainda sobre desempenho, rodamos o teste Peacekeeper com os navegadores da Microsoft em um mesmo computador. O Spartan conseguiu 1726 pontos contra 1909 pontos do IE no Windows 10 e 2042 pontos no Windows 8, que é o cenário mais recente para os usuários.

Por algum erro, o novo browser é exibido na lista como se fosse o Chrome 39 (talvez de tão parecido que ele seja).

Antes de decretar a superioridade do IE em desempenho, é preciso destacar que o Spartan está apenas na sua primeira versão prévia. Ou seja, a Microsoft deve fazer mudanças no desempenho do navegador nos próximos meses. Sobre o visual, porém, já é certo que tem as suas vantagens.

2017  Arley Junior  Todos os direitos reservados