logotype

Golpe usa falsa mensagem de voz do WhatsApp Web e rouba dados bancários


Um novo golpe com uma suposta mensagem do WhatsApp Web está chegando aos e-mails de alguns usuários do Hotmail e Outlook.com. O e-mail aparece na caixa de entrada com o remetente “Web WhatApp” e o título “'Além [Nome de Usuário] enviou mensagem de áudio - (3284)”. Segundo especialistas da Kaspersky Lab, o malware distribui um Trojan bancário para Windows ao ser clicado.

 

Após a divulgação de um golpe pishing usando a Windows Live ID como isca para roubar dados pessoais do Hotmail, Outlook, OneDrive e demais serviços, um novo golpe começou a circular usando o mensageiro WhatsApp para chamar atenção. Ao clicar no e-mail, o usuário se depara com a logo do app e um player para escutar a mensagem de voz. Ao visualizar os detalhes da mensagem, é possível perceber que o endereço do remetente é de um contato próximo a você, como um amigo ou familiar.

A Kaspersky Lab está acompanhando casos do tipo e, ao analisar o e-mail, afirmou que se trata na verdade de um Cavalo de Tróia. Segundo Fábio Assolini, analista sênior de Segurança da Kaspersky Lab, a mensagem falsa distribui um Trojan bancário para o Windows e apenas usa a mensagem áudio do WhatsApp para atrair o usuário, mas não afeta o programa.

É importante lembrar que o WhatsApp Web não possui recurso de mensagem de voz, válido apenas para as versões Android e iOS (iPhone). Além disso, ao usar o mensageiro, o usuário não precisa adicionar o endereço de e-mail em nenhuma etapa da instalação para ouvir as mensagens.

Uma dica para quem receber um e-mail do tipo é deletá-lo imediatamente e ficar atento a qualquer notificação do WhatsApp que não seja no dispositivo utilizado.

2017  Arley Junior  Todos os direitos reservados