logotype

Google está indexando informações de HDs conectados a redes particulares, diz pesquisa


Conectar um HD a rede da sua casa é uma boa ideia. Você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar de sua residência. Mas tudo indica que, em alguns casos, o Google está indexando os arquivos pessoais armazenados nesses aparelhos.

Uma investigação da consultoria de segurança eletrônica CSO revela que redes pessoais mal configuradas e HDs externos conectados a roteadores com FTP ligado foram indexados pelo Google. Isso significa que arquivos pessoais foram tratados como arquivos públicos e, portanto, podem ser encontrados pelo buscador do Google.

 

A CSO afirma que encontrou indexados arquivos como senhas, fotos privadas, diários, documentos genealógicos, e-mails, passaportes, hipotecas, entre outros arquivos sensíveis.

O estudo descreve como os pesquisadores encontraram o back-up do computador de uma família. As informações haviam sido arquivadas em um HD que estava conectado a um roteador com FTP ligado. Indexadas pelo Google, diversas informações do HD foram roubadas, como números de cartão de crédito.

A CSO publicou em seu site um guia explicando como chegar se seus arquivos estão expostos dessa maneira. Se eles estiverem indexados, o usuário precisa entrar em contato com o Google para removê-los, além de mudar as configurações do hardware.

2017  Arley Junior  Todos os direitos reservados