logotype

Cientistas criam bateria de alumínio que pode carregar telefone em um minuto


Cientistas americanos afirmam ter criado uma bateria que pode carregar um Smartphone em apenas 1 minuto.

Os pesquisadores criaram uma bateria de alumínio que, segundo eles, pode substituir os modelos de lítio geralmente encontrados em Laptop e telefones celulares.

Além do baixo tempo de recarga do protótipo de alumínio, a equipe afirma que ele também é mais seguro do que as baterias de lítio-íon. As novas baterias seriam menos suscetíveis a pegar fogo e mais ecologicamente corretas do que pilhas alcalinas, por exemplo.

 

No artigo que descreve os resultados do estudo, publicado na revista Nature, Hongjie Dai, professor de química da universidade de Stanford, afirma que o projeto é um marco no campo de baterias de alumínio.

"Milhões de consumidores usam baterias AA e AAA de 1,5 volts. Nossa bateria de alumínio recarregável gera cerca de 2 volts de eletricidade. Esse número é maior do que qualquer um já conseguiu com alumínio", afirma Dai.

O protótipo também é considerado mais resistente, aguentando mais de 7 500 ciclos de recarga sem perda de capacidade e ultrapassando outras baterias de alumínio, que ficaram inutilizáveis após 100 ciclos. Uma bateria convencional de lítio-íon dura cerca de 1 000 ciclos.

"Essa foi a primeira vez que uma bateria de alumínio-íon conseguiu ser construída com estabilidade de milhares de ciclos", afirmam os autores do estudo.

Outro diferencial da bateria de alumínio é a flexibilidade. Ela pode ser entortada e dobrada, além de ser mais barata do que o lítio.

2017  Arley Junior  Todos os direitos reservados