logotype

Aprenda a descobrir qual é a geração do processador do seu notebook


Qual a geração do meu processador? Para pessoas que montam seu próprio PC essa pergunta pode ser fácil de ser respondida, mas no caso de notebooks não é. Nesse tutorial vou ensinar como você pode descobrir, através do próprio Windows, qual a geração que o processador o seu computador pertence. Essa informação é importante para sabermos do que o chip de processamento é capaz de fazer e quais recursos e funções ele pode executar.

 

Gerações de processadores?

Toda família de processadores, sejam eles Intel ou AMD, são compostas por gerações, assim como numa família humana. Tomando como exemplo a Intel, atualmente a sua família de processadores é a Core i, composta pelos chips Core i3, Core i5 e Core i7. Essa família de processadores (Core i) já passou por várias várias gerações e atualmente está na quinta.

De uma geração para outra a fabricante adiciona recursos, funções e otimiza algumas tarefas. Ainda usando como exemplo a Intel, ela ficou conhecida por um ritmo de atualizações batizado de “Tick-Tock”. Em um ano ela lança atualizações “tick”, que consistem apenas no aprimoramento da microarquitetura atual. No ano seguinte seguinte ela lança uma atualização “tock”, que consiste numa nova microarquitetura, com novas funções e recursos. Então, ela será melhorada no ano seguinte com uma atualização “tick” e o ciclo é continuado.

Descobrindo a geração do meu processador

Passo 1. Abra o Menu Iniciar do Windows e em seguida clique com o botão direito no item “Computador”.

 

Passo 2. Na nova janela de menu que surgir, clique no último item, “Propriedades”.

 

Passo 3. Você será levado para uma área do Painel de Controle que traz informações do sistema para você. Na seção “Sistema” você encontra o modelo exato do seu processador. No caso deste tutorial, temos um “Intel Core i5-3330 de 3 GHz”.

 

Passo 4. Vamos entender agora a nomenclatura do processador. O “Intel Core” refere-se à marca do chip. Já o “i5″ é o identificador da linha do processador dentro da sua família. No caso é a linha de processadores i5. Já em “3330″, o primeiro dígito "três" identifica a geração à qual ele pertence. E os três dígitos restantes é a identificação do chip dentro desta geração. Se fosse um processador de segunda geração, o primeiro número seria "dois". Assim como se fosse um processador de quarta geração o primeiro número seria "quatro".

Agora que você já sabe como identificar a geração à qual seu processador pertence, é só pesquisar na Internet sobre os recursos e benefícios que ela possibilita.

2017  Arley Junior  Todos os direitos reservados