logotype

Raspberry Pi Zero é o novo computador de bolso que custa apenas 5 dólares


A Raspberry Foundation anunciou nesta quinta-feira (26) a chegada de um novo modelo, o Raspberry Pi Zero. O destaque do novo computador é o fato de que ele custa apenas US$ 5 (equivalente a R$ 18) e tem especificações técnicas que o fazem mais poderoso do que o primeiro Raspberry Pi, tudo isso sendo ainda menor do que o primeiro computador compacto com o nome Raspberry. A nova unidade já pode ser encontrada em lojas especializadas nesse tipo de equipamento.

 

O Raspberry Pi Zero conta com um processador Broadcom de 1 GHz, baseado no design ARM11, tendo performance 40% superior àquela encontrada no primeiro Raspberry Pi. O computador dispõe de 512 MB de memória RAM DDR2 de baixa energia e slot para cartão microSD.

Com saída mini HDMI, a Raspberry Foudation acredita que a nova criação deva ser capaz de distribuir vídeo a 1080p e 60 quadros por segundo pela interface. Há dois conectores com portas micro USB para alimentação de energia e transferência de dados.

Outra novidade, mais direcionada a quem utiliza o Raspberry Pi para projetos de automação, é a presença da interface GPIO de 40 pinos em um sistema em que o usuário precisa soldar os conectores nos contatos. Essa solução foi adotada para reduzir custos e as dimensões do Raspberry Pi Zero.

Assim como os demais produtos, o Raspberry Pi Zero roda diversas distribuições Linux e pode aceitar o Android com algumas adaptações e um pouco de criatividade.

2017  Arley Junior  Todos os direitos reservados